quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Ano da Fé

Um ano que foi preparado por Deus para nos reencontrar com o Cristo, de reavivar nossa fé, nossa esperança e a de realizar plenamente a vocação que todos nós fomos chamados: a AMAR.
Para vivermos bem esse ano da fé, devemos nos encontrar em nós mesmos e com o nosso próximo – principalmente no mundo de hoje, onde tudo é voltado para o egoísmo – e assim Deus vai se manifestando em nós.
É um tempo para refletirmos sobre a nossa fé, de estamos realmente buscando o alto, de olharmos para o nosso mundo com um olhar de misericórdia.
Mas sabemos realmente o que é o ano da fé? Qual o seu propósito (para nós e o mundo)? O que fazer para bem vivermos este ano?
A partir dessas perguntas, que o nosso querido Padre Paulo Alves, nos ensina como estar por dentro do Ano da Fé e como vivermos melhor esse tempo que Deus preparou para nós:
“O Ano da Fé nasce por iniciativa do Santo Padre Bento XVI que ao escrever a Carta Apostólica Porta Fidei (em latim Porta da fé) proclamou o Ano que se iniciou em 11 de outubro de 2012 e terá seu fechamento a 24 de novembro de 2013 com a Solenidade de Cristo Rei do Universo.
É uma ocasião propicia para renovar a fé em Jesus Cristo e na Igreja Católica ao celebrarmos também 50 anos do Concilio Vaticano II que foi um marco na história da Igreja no século vinte. O que naturalmente convida a um estudo desses documentos conciliares e principalmente o Catecismo da Igreja Católica.
Momento de todos os fiéis pensarem em como podem dar um testemunho diante dos outros principalmente nas realidades corriqueiras do dia a dia, basta pensar que gestos simples como fazer o sinal da cruz quando se passa em frente a uma igreja, ou até mesmo quando se faz uma refeição num shopping são sinais de nossa fé e que precisamos continuamente renovar e jamais ter vergonha. A Igreja concederá ao longo deste ano as Indulgencias plenárias a aqueles que visitando lugares sagrados cumprirem os requisitos exigidos.
Portanto o mais importante no decorrer deste ano da fé será a nossa responsabilidade em nos aprofundar no caminho de fé. Desejo a todos um santo ano na qual teremos a oportunidade de testemunhar a todos o quanto essa fé é importante para nós e faz diferença em nossa vida.”

Por: Thaís Alves e Pe. Paulo Alves

O que é a oração?


É um diálogo com Deus.
Uma conversa, onde eu falo e Deus fala, onde eu escuto e Deus escuta.
Muitas pessoas não sabem rezar... Sabe por quê? Pois só sabem falar, só sabem reclamar e não param para escutar a Deus, que também quer falar. Isso não é oração é um monólogo.
Para uma perfeita oração, onde podemos ter uma intimidade com Deus, tem que funcionar assim:

Eu falo - Deus me ouve                  Deus fala - Eu ouço.

Para entendermos melhor o que é a oração, guardemos a palavra ORAR.
O R A R

Olhar. Para onde? Para dentro de você mesmo, dentro do seu coração. Olhar para as suas fraquezas, suas dores, tristezas, alegrias. Reze por você!

Retirar-se. Ter um momento a só, um momento com Deus. Assim como Deus nos pediu: "Quando orares entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao Teu Pai em segredo; e o Te Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,6).

Agradecer. Ao rezar não fique o tempo todo apenas reclamando, mas reze positivamente. “Senhor mesmo em meio à situação em que eu esteja eu te agradeço por isso, por aquilo..."

Renovação. Sair da oração renovada, cheio de esperança, cheio de forças. Assim como você sai do banho depois de um dia cansativo. Sair revigorado.


Reserve um tempo para Deus, para ter essa intimidade com Ele e assim ser um testemunho de vida para tantas pessoas.

Texto adaptado do vídeo do Pe. Chrystian Shankar.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Doce Teresa

Ó doce e santa Teresinha, interceda por nós!
Queremos viver o céu aqui na terra, proclamando a verdade e experimentando o amor de Deus.
Ó doce e santa Terezinha, guia-nos nos caminhos e passos que Jesus trilhou.
Que ao lado da nossa Mãezinha, você nos ensine a servir e adorar em todo tempo a Deus.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Para refletir...

"Quanto mais o homem se afasta de Deus, mais ele se aproxima do seu nada."

São Tomás de Aquino