quinta-feira, 1 de abril de 2010

História do grupo


O grupo dos Guardiões do Santíssimo sacramento começou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – São Sebastião/DF, com os Padres Redentoristas, a partir de uma necessidade, da então Comunidade São José - hoje Paróquia Santo Afonso -, que na missa das 16h realizava o passeio com o Santíssimo Sacramento. Nasceu então, um pequeno grupo, que se inspirou na experiência do grupo dos Irmãos do Santíssimo da diocese de Goiânia.
                Na Paróquia já existia o grupo dos coroinhas e frente à realidade dos pré-adolescentes, que aos 13 anos, deveriam deixar o grupo, o pároco achou por bem criar o grupo dos Guardiões da Sagrada Eucaristia, que seria formado pelos adolescentes. Em reflexão com Dom Jésus criaram o estatuto dos Guardiões.
                No dia 17 de novembro de 2002, nascia na comunidade Matriz (Nossa Senhora Aparecida), o grupo dos Guardiões, seguido pelos grupos da comunidade São José (Santo Afonso), Cristo redentor, Santa Luzia, São Geraldo, Divino Pai Eterno e em 2005 o grupo da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Vicente de Paulo, todas elas localizadas em São Sebastião – DF.
                Inicialmente os grupos eram coordenados pelo próprio coordenador geral dos coroinhas, com o auxílio de casais. Depois, sob o auxílio do coordenador geral foram escolhidos alguns jovens para coordenar os grupos dos Guardiões. A partir de agosto de 2004, foi escolhida uma coordenação para os guardiões da matriz e em seguida outros coordenadores foram escolhidos para as outras comunidades onde tinha o grupo.
Em 2003, algumas mães juntamente com o pároco Pe. Gercé promoveram alguns eventos para adquirirem as roupas individuais de cada guardião.
                As primeiras tochas usadas eram feitas de bambu movidas a querosene ou óleo. Depois foram substituídas por tochas feitas de metal, com a ajuda de algumas mães que não mediram esforços para fazer com que o grupo dos guardiões pudessem se apresentar bem no altar, para servir ao Senhor.
                Em 2005, com a chegada do novo administrador Paroquial, Pe. Godwin, diocesano, nomeou uma coordenação geral para orientar os coordenadores dos guardiões.
                Durante o ano de 2006, foi realizada uma reformulação do Estatuto e do Regimento interno dos Guardiões, a partir de algumas necessidades com a aprovação do pároco.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber como é o estatuto dos guardiões do Sacramento.Estamos organizando em nossa paróquia aqui em Teixeiras.m.g.mas não sabemos como proceder para nós organizarmos Obrigada.Estejam com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde eu Nelson de Cerqueira César SP interio gostaria de saber como faço para fazer um estatuto dos guardião do santíssimo porque aqui nos temos cavaleiros do santíssimo mais eu acho meio esquisito nos queremos passar com este nome se pode ser em na nossa paróquia Cerqueira Santa Terezinha do menino Jesus meu contato 14 99724-4154

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que ano foi fundado os irmãos do Santíssim

      Excluir